A "Barbearia do Sopas" fechou...
É com enorme tristeza que anúncio aqui que a "Barbearia do Sopas" fechou para sempre...
Hoje acordei mais cedo de propósito para ir cortar cabelo e quando cheguei à porta da barbearia deparei-me com um papel escrito à mão com a seguinte mensagem: "Eu António Jerónimo terminei actividade de barbeiro dia 23/12/06".

Já tinha ouvido falar que este humilde estabelecimento ia fechar mas pensava de ser só daqui a algum tempo... e foi ai que me apercebi da enorme perda para Vila Alva que o fecho daquela porta significa... pelo menos na minha humilde opinião!! É que eu nunca cortei o cabelo noutro local que não fosse a Barbearia do Sopas... onde é que eu agora vou cortar o cabelo? (alguém tem sugestões!?)
Não vou dizer que não tem nada a ver com questões monetárias pois estaria a ser mentiroso (corte de cabelo por 1,5€ nunca mais vou encontrar), mas aquele estabelecimento tinha uma mistica que eu sei que não vou encontrar noutra barbearia...
Estou-me para aqui a lamentar mas esta noticia é pior ainda para os muitos idosos (e não só) que diariamente lá se dirigiam para "fazer" a barba e especialmente para aquelas pessoas mais doentes a quem o Sr. António cortava o cabelo nas suas próprias casas!

Para nos apercebemos melhor do que esta barbearia significava para todo o concelho, dou o exemplo de que em conversa com uma pessoa de Cuba e lhe contei que a barbearia ia fechar, tive como resposta de que desde que tinha saido da "tropa" em 1976 que vinha a Vila Alva cortar o cabelo e a barba.
Quanto ao motivo deste encerramento, pelo que me disseram, devesse à dificuldade do mestre "Sopas" estar de pé durante tanto tempo... parece que é um problema nas pernas...(a idade não perdoa!!) mas isso só o próprio pode explicar melhor!
Resta-nos agradecer ao Sr. António Joaquim Jerónimo a humildade, o profissionalismo e a simpatia com que sempre exerceu a sua actividade de barbeiro... e desejar-lhe saúde e sorte para o futuro que bem merece!
Quanto à barbearia sinceramente não sei o que lhe lhe vai acontecer (medo!!!)... mas com a quantidade de malta que tá no desemprego bem que poderia aparecer alguém que aprendesse a cortar o cabelo e assim aproveitava o enorme número de clientes que frequentavam aquela casa...
Aproveito também para desejar a todos um Bom Ano de 2007 pois o Natal já se foi...
Cumprimentos!
Spnn
8 Comments:
O tempo passa, o mundo gira, O SOPAS fecha....é a ordem natural das coisas, infelizmente.
Mítico esse local onde muitas vezes cortei o cabelo mal chegava para as férias de verão em Vila Alva!
Bem haja Sr. António Joaquim Jerónimo por tudo o que deu a esta terra
Tá muito melancólico, este post!:'(
É com imensa pena que constato tal acontecimento . Mas já tinha conhecimento de que tal viria a acontecer . Sempre que aí ia , cumpria o ritual do corte da barba e cabelo . Não só pelo preço ( até porque dava sempre uma boa groja ao António " Sopas " ), mas pelo bom momento que ali passava , enfim ...
Não haverá aí nenhum puto que se interesse pela arte ?
Ainda me recordo do tempo em que o João da cooperativa tinha a barbearia junto á farmácia . Outros tempos ...
Já agora aproveito para deixar a nota de que haverá um jantar na Talha dia 27/01 em homenagem ao Mestre Sopas. Quem quizer é só fazer a inscrição.
Xotto
Logo agora que (ainda?/) já tenho cabelo para cortar... :p
Mais um contributo para que esta terra vá morrendo, cada vez mais infelizmente caminha para uma aldeia fantasma. Como cliente da barbearia do Senhor António e cidadão habitante não permanente desta aldeia vou sentindo um pouco de tristeza,perante os acontecimentos desta terra, primeiro a morte do senhor Xico Taborda grande artesão desta terra, agora o fecho da Barbearia não podemos deixar morrer estes locais de vida saudável. Adoro este local, apenas tenho a lamentar a existencia de pessoas que não são dignas de viver em sitios destes roubando e estragando o património que nós vamos construindo por vezes com algum sacrificio temos de fazer renascer este local não o podemos deixar morrer, e temos de arranjar meios para que estes habitantes indesejáveis tomem consciência do conceito de propriedade privada. Esta terra poderia ser um paraíso...
Parabéns! A pesquisa e recolha de alcunhas da nossa terra representa um optimo trabalho na tentativa de não deixar esquecer aquela que é uma realidade de ontem e esperemos de sempre. A análise da raiz de muitas destas alcunhas permitir-nos-ia uma viagem no tempo e dar-nos-ia a possibilidade de conhecer histórias do quotidiano do nosso passado. O futuro é, quase sempre, construido a partir da memória. Não permitamos que estas memórias desapareçam.
Realmente foi uma grande perda... Parabéns a quem escreveu.
Bem haja!
Enviar um comentário
<< Home