O Estádio das "Navalhadas"!!

Pois é pessoal Vila Alva tem um belo estádio de futebol! O verdadeiro nome deste "fabuloso" complexo desportivo é " Complexo Desportivo António Cappas e Sousa", nome do senhor que "doou" o terreno, onde se localiza este complexo, à Junta de Freguesia. A malta às vezes apelida-o de "estádio das navalhadas" mas nunca percebi muito bem porquê!

Este campo de futebol é resultado do trabalho de alguns habitantes que o fizeram com os próprios meios e com a ajuda de máquinas que na altura estavam a construir a barragem de Alvito... imagine-se, coisa impossível de acontecer nos tempos que correm!!! Tanto quanto parece foi construido na decada de 70 mas tem vindo a sofrer constantemente alterações, desde as mudanças nas bancadas(passou a ter 2 anéis), também por perto foi contruido um polidesportivo e melhorados os balneários e em há pouco tempo foi colocada iluminaçao. Mas uma das suas melhores qualidades é sem duvida a capacidade de evacuação, que se estima em apenas 2 minutos.
O campo de futebol foi palco de grandes derbies concelhios e regionais do campeonato da INATEL do distrito de Beja e também do campeonato distrital de júniores, nos quais se podia assistir a um futebol espectacular (pontapé para o ar e fé em Deus...) e onde o árbito era também muito apoiado pelo público...(mas a isso ja lá vamos)!
Quem não se lembra dos miticos confrontos "Vila Alva-Vila Ruiva" e dos mais recentes "Vila Alva - Faro do Alentejo" (com assistencia em um dos encontros a rondar talvez as 300 pessoas) onde os atletas deixavam tudo em campo.

Vista a partir da bancada Vinhas onde se pode ver a bancada central
Para entrar neste estádio ninguém paga e pode-se dizer que tem quatro bancadas, a bancada do topo Norte- Monte da Serra, a Poente Vinhas (do cartão jovem!!), a Nascente ou Central (sócios e bêbados) e o Topo Sul nas quais se pode inclusivé estacionar o carro e ver os jogos de dentro da própria viatura( um verdadeiro estádio da 5ª Geração). A "receita de bilheteira" é assegurada apenas pela arrifação de uma garrafa de bebida fina (ou não...), em que a venda é feita por uma pessoa que percorre todas as bancadas com um boné.
Na bancada central costuma encontrar-se a carrinha do clube (Centro Cultural e Desportivo de Vila Alva) com malta a prestar um esmerado serviço de bar ( basicamente vendem minis e águas...mais para quê?!!).

Comemoração de um golo do Vila Alva
Neste local, e como já é habitual em todos os campos de futebol do nosso país, o árbito muitas vezes foi alvo da fúria dos adeptos que deram origem a situações bastante caricatas. Houve um árbitro que foi alvo de uma fisga de grampos, ficando com este cravado no peito; houve outro que foi atacado com um guarda chuva pela " retaguarda"; um que levou uma cabeçada no peito
por parte de um jogador; fiscais de linha ameaçados com pedras da calçada; outors fiscais de linha que jogaram a bandeirola para o chão e ameaçaram ir embora pois estavam fartos de ser apelidados com nomes menos dignos; cerveja derramada em cima da equipa de arbitragem; árbitros evacuados dos balneários pela GNR, jogos interrompidos aos 17 minutos por desacatos com a arbitragem, etc, etc, etc... Enfim foram cenas muito engraçadas para os adeptos mas menos felizes para os desgraçados dos árbitros mas onde nunca ninguém se aleijou, que é o principal a realçar!!

Foto tirada da bancada central para a bancada Monte da Serra
De momento,infelizmente, não há equipa mas o público ansseia por um novo plantel e quiçá uma futura campanha em noites europeias!
Ass. Malta da Bola!!( LL, XT e PTs)
Saud e Pnn
4 Comments:
Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»
Pá voces sao doidos!!!:D
Gostei da parte em que dizem que ninguem se aleijou quando umas linhas acima está "Houve um árbitro que foi alvo de uma fisga de grampos, ficando com este cravado no peito"...
Assim de repente, acho que ficar com um grampo cravado no peito deve doer um pouco...
LINDO!!
grande posta
Enviar um comentário
<< Home