Vila Alva a aldeia branca!

Vila Alva é uma aldeia alentejana de grande beleza do concelho de Cuba com cerca de 500 habitantes! Neste blog temos a intenção de divulgar a nossa terra e informar sobre tudo o que lá se passa ou vai acontecer!!

quinta-feira, novembro 10, 2005

O Centro Cultural e Desportivo de Vila Alva



Tal como foi "prometido" em post anterior aqui vamos falar da (infelizmente) única colectividade de Vila Alva: O Centro Cultural e Desportivo de Vila Alva.
O Centro Cultural e Desportivo de Vila Alva ou "clube", como simplesmente é chamado entre a população, foi fundado em 4 de Junho de 1992, após extinção da antiga Sociedade 24 de Agosto, que tinha as suas instalações na Rua da Misericórdia (por baixo do Centro Cultural).
O clube tem mais de 560 sócios, em que devemos ter em conta que a população de Vila Alva não deverá ultrapassar os 500 habitantes, o que significa que muitos dos sócios não são habitantes de Vila Alva. Este clube é um exemplo a seguir por certas colectividades pois consegue sobreviver apenas com 0,70€ de quota mensal por sócio (e nem todos a pagam, entre alguns séniores os menores de 16 anos não pagam) e alguma ajuda da autarquia e não tem qualquer divida ou passivo.
Além da vertente cultural e desportiva que o clube proporciona, há ainda a vertente social pois nas instalações da sede dá-se o encontro de várias gerações da população, que se junta para jogar matraquilhos, snooker, cartas, etc. para ver os jogos do nosso campeonato, para beber um copo, meter a leitura em dia ou apenas para falar meter a conversa em dia. A sede do clube está instalada numa antiga escola primária (imagino as histórias que já lá houveram...), no centro da aldeia, com um jardim em frente e a Igreja Matriz contigua. Seguem-se fotos da sede.

Igreja Matriz (Foto a partir da Sala das Secções)



A frente principal da sede
Vista da Sede - A partir da Rua da Igreja Matriz
A esplanada da sede

Regularmente o CCD Vila Alva participa no Campeonato Distritald e INATEL de futebol de 11 mas este ano a direcção decidiu não participar, por opção. A foto apresentada ´r referente ao plantel da época 2003/04 que conseguiu um prestigiante 4º lugar, na série A do campeonato mencionado. Na época 2004/05 também participou mas não conseguiu melhor que a 6ª posição (tambám não foi mau...).

Além do futebol o CCD Vila Alva também se dedica à aeróbica e à caça, tendo criado uma Reserva de caça cinegética para os caçadores da freguesia. Em anos anteriores também houve a secção de pesca, para participação em convivios piscatórios regionais e natação para a população mais jovem. Regularmente também há a realização de torneios como por exemplo de futebol de 5, matraquilhos, sueca, etc.

Na vertente cultural normalmente há a realização dos tradicionais bailaricos em épocas festivas e aproveito para deixar o convite para aparecerem no aniversário do clube que se realiza no fim de semana mais próxima do dia da fundação (4 de Junho).