Vila Alva a aldeia branca!

Vila Alva é uma aldeia alentejana de grande beleza do concelho de Cuba com cerca de 500 habitantes! Neste blog temos a intenção de divulgar a nossa terra e informar sobre tudo o que lá se passa ou vai acontecer!!

segunda-feira, outubro 24, 2005

o Tanque

Recinto polivalente, com funcionalidades culturais, recreativas, sociais e até desportivas, ninguém que tenha passado uns dias por Vila Alva ficou decerto indiferente ao Tanque.
O Tanque (escreve-se com letra maiúscula porque merece ter nome próprio) é um edifício aberto, localizado na entrada sul de Vila Alva, em frente da escola preparatória. Tem uma arquitectura actual, um tanque de 10 metros com cerca de meio metro de profundidade que serve para a lavagem de roupas, uma fonte de água fresca em frente e dispõe de sanitários próprios.
Durante o dia este é um local de utilização social por parte do povo de Vila Alva e seus visitantes, pois a sua água mata a sede nos dias quentes de verão, existem bebedouros para os animais e no Tanque propriamente dito, ainda há quem lave a roupa. Junto do edifício do Tanque existem várias amoreiras onde é frequente ver jovens a comer amoras ou a apanhar folhas para os bichos-da-seda. Nos dias de verão em que a água do tanque é substituída por água nova, também é possível, por vezes, encontrar jovens a tomar banho dentro do tanque.
Durante a noite, este edifício converte-se totalmente. A população jovem de Vila Alva continua a achar este um dos melhores locais para conviver, namorar ou simplesmente passear de serão. É um local agradável, silencioso, onde a passagem de cada automóvel que entra na aldeia desperta a atenção e onde as conversas se podem desenrolar naturalmente.
Em dias de festa e em que a normal euforia que acontece após a veneração do deus Baco anda no ar, também é possível assistir aos tão afamados concursos de "Atravessar o tanque pendurado" e como consequência também costumam haver provas de "5 metros de canelas molhadas" que acontecem quando alguém não consegue atravessar o tanque.
A fotografia do Tanque está no blog inicial com o nome de "Fontanário da entrada".

T&Q

5 Comments:

At 23:01, Anonymous Anónimo said...

Um post em bom!!!
Não esquecer que o Tanque (com letra maiúscula, já agora) também é conhecido como as Docas de Vila Alva, tal é o movimento de jovens que pra lá vai às altas horas da noite.

 
At 01:48, Anonymous Anónimo said...

Ora meus amigos acho k faltou e acho k n fica mal dizer que o Tanque é um verdadeiro ninho do amor!!!O que la se pasa fica a cargo da vossa imaginaçao!! Um outro ponto a focar é que a dita amoreira, esta lá cheia de vitalidade graças a uma poçao magica que vem passando de geraçoes em geraçoes(um verdadeiro segredo)!!So mais uma pequena chamada de atençao e de facto muito importante, as modalidades "Atravessar o Tanque Pendurado" e " 5 metros de canelas molhadas" vao ter especial foco nos proximos Jogos Olimpicos!!!
fiquem bem e saude!!
Patas RP

 
At 15:33, Anonymous Anónimo said...

É escola primária e não preparatória, lol... Isso fica só na Cuba!

 
At 22:26, Anonymous Cláudia Vilares said...

"encontrar jovens a tomar banho dentro do tanque"

é que nem sequer vou comentar

ah ah ah

 
At 01:20, Anonymous Anónimo said...

Esta aqui um belo blogue sobre o Tanque... confesso que desconhecia na totalidade essa vida do tanque... tendo casa vila, so uma vez estive no Tanque e foi durante o dia, fora isso a vila parece ser mt mt calma, não fazia ideia que o Tanque tinha tal movimento lol... terei que conferir!

 

Enviar um comentário

<< Home