Vila Alva a aldeia branca!

Vila Alva é uma aldeia alentejana de grande beleza do concelho de Cuba com cerca de 500 habitantes! Neste blog temos a intenção de divulgar a nossa terra e informar sobre tudo o que lá se passa ou vai acontecer!!

terça-feira, novembro 08, 2005

Já há vinho novo em Vila Alva!!


Pessoal já há vinho novo em Vila Alva! Embora o vinho ainda não esteja em perfeitas condições para ser consumido o que é verdade é que as tradicionais tabernas (também apelidadas de "igrejas" por alguns vilalvenses) de Vila Alva já vendem do tinto e do branco! Pois é, quem quiser provar a "pinga" deste ano basta dirigir-se às adegas do "Guel", do "Manel Fernando" e do "Marcos do Panoias" lá para o fim da tarde que já lá há e do bom. E como a inflacção também já chegou a Vila Alva, cada litro do material custa 2 euros (o que também não sai muito caro desde que não se beba muito... claro!).
Nestes estabelecimentos não se vendem petiscos (se calhar até se arranja uma azeitonita ou um marmelito...) mas os proprietários costumam ter sempre uma bela lareira para a clientela assar o que quiser e assim tomar melhor o gosto à "vinhaça". Alguns dias também se pode ouvir cantar à alentejana e de forma bastante afinada já que não há melhor que o vinho pa afinar a voz...




Esta altura do ano é muito peculiar pois quando se passeia pelas ruas e travessas da aldeia é frequente encontrar alguns portões de casões e adegas particulares entreabertas com malta lá dentro a petiscar qualquer coisa e a provar o vinhito do "Tareco". Peculiar também é a forma como alguns saem de dentro destes "santuários" pois ao caminhar ocupam as duas faixas da rua/travessa... mas isto faz parte da tradição e cultura das gentes da nossa terra!!


P.S. - O São Martinho está próximo (dia 11 de Novembro) então sigam a mensagem do provérbio popular e "No dia de S. Martinho vão à adega e provem o vinho"!

Cumprimentos vilalvenses! Ass Zé! Saud e pnn

2 Comments:

At 12:43, Anonymous Anónimo said...

ÉS O MÁIOR

 
At 23:55, Anonymous Anónimo said...

Vamos a ver se arranjamos 1as fotos da comemoração do S.Martinho em Vila Alva.

 

Enviar um comentário

<< Home