Vila Alva a aldeia branca!

Vila Alva é uma aldeia alentejana de grande beleza do concelho de Cuba com cerca de 500 habitantes! Neste blog temos a intenção de divulgar a nossa terra e informar sobre tudo o que lá se passa ou vai acontecer!!

segunda-feira, março 20, 2006

Procissão do Senhor dos Passos!!


No próximo fim de semana (25 e 26 de Março) vai-se realizar em Vila Alva a procissão do Sr dos Passos!
É uma procissaõ muito tipica , que acontece provavelmente desde o século passado. Ocorre todos os anos no terceiro fim de semana anterior ao fim de semana do Domingo de Páscoa.
A cerimónia começa no Sábado à noite quando o Sr dos Passos sai, tapado (porque é "roubado") da Igreja da Misericórdia e vai em procissaõ até á Igreja Matriz.
no Domingo, por volta das 16-17h, a Imagem sai da matriz e percorre uma das artérias da aldeia, passa perto da Igreja da Misericórdia de onde sai sua Mãe, a Nossa senhora das dores. Aqui acontece o encontro entre os dois, que é acompanhado de um sermão dado pelo Sr. padre - o "Sermão do Encontro". Seguem depois em conjunto, percorrendo toda a aldeia até chegarem á Igreja Matriz.

À frente da Imagem do Sr. dos Passos vai a Padeirinha, simbolizando Verónica, a padeira que limpou a cara de Jesus ao seu avental, e que leva consgo o Santo sudário. durante o percurso, e em locais especificos, venera a Imagem e canta diante de painéis pintados que simbolizam sete passos do caminho do Senhor.
Na segunda-feira , à tarde , há a celebração da Eucaristia e saem as duas imagens em procissaõ, da Igreja Matriz, e dirigem-se à Igreja da Misericórdia, onde são colocadas na Capela do Sr. dos Passos. Neste dia, a Padeirinha não canta.
A procissão, no Domingo e na Segunda-feira, é acompanhada no final pela Banda Filarmónica de Cuba, que toca músicas características.
Na procissaõ também é usual a presença de crianças, que são vestidas pelas mães de anjo, de Nossa Senhora, de Sr. Jesus dos Passos e de outros Santos.

Informação tirada da Página sobre Vila Alva: http://go.to/vilaalva

3 Comments:

At 02:17, Blogger Tiago Ribeiro said...

Hello Daniel tudo bem? muito boa "cobertura" da procissao, muito bom. Escrevo tambem para te dizer que fiz um link entre um artigo que escrevi sobre Vila Alva e o teu blog..

fica bem

ate

http://vancouverportugal.blogspot.com/

 
At 18:28, Anonymous Anónimo said...

tá fixxe mas porque não tiraste fotos deste ano? continuem gosto de saber que na minha terra não sabem só dizer mal mas que existe gente capaz de não deixar morrer a nossa VILA

 
At 00:44, Anonymous Anónimo said...

Olá Daniel :)
Parabéns pelo blog, está fantástico!
É de facto um orgulho imenso para um Vilalvense, ter oportunidade de ver que a tradição se mantém.
Como eu costumo dizer, "o sangue, corre-me na veia". Fiquei felicissima por encontrar o teu blog, e confesso que fiquei com a lágrima no canto do olho :) e bateu-me uma saudade imensa da nossa aldeia...
Ouvir os Corticeiros, ver as imagens da Procissão do Senhor dos Passos (que me trouxe a inesquecivel recordação quando por 2 anos fui padeirinha, e o cântico que ficará para sempre gravado na minha memória), e ler o teu relato... o reconhecer algumas vozes do grupo.. enfim, um turbilhão de recordações e emoções :)

Aqui vai um pequeno "recuerdo"

"É tão lindo o Alentejo
Com a sua tradição
Tu és a minha alegria
Tu és sol, és a terra do pão
Tuas paisagens e montes
Inigualáveis, dentro de mim gravadas
E a água fresca das fontes
Meu Alentejo querido
Terra onde um dia nasci
Foi por aí ter vivido
É com toda a dedicação
Que não me esqueço de ti
E por ti eu tenho paixão"

Abraço,
Sónia Pernicha

 

Enviar um comentário

<< Home