Procissão do Senhor dos Passos!!

No próximo fim de semana (25 e 26 de Março) vai-se realizar em Vila Alva a procissão do Sr dos Passos!
É uma procissaõ muito tipica , que acontece provavelmente desde o século passado. Ocorre todos os anos no terceiro fim de semana anterior ao fim de semana do Domingo de Páscoa.
A cerimónia começa no Sábado à noite quando o Sr dos Passos sai, tapado (porque é "roubado") da Igreja da Misericórdia e vai em procissaõ até á Igreja Matriz.
no Domingo, por volta das 16-17h, a Imagem sai da matriz e percorre uma das artérias da aldeia, passa perto da Igreja da Misericórdia de onde sai sua Mãe, a Nossa senhora das dores. Aqui acontece o encontro entre os dois, que é acompanhado de um sermão dado pelo Sr. padre - o "Sermão do Encontro". Seguem depois em conjunto, percorrendo toda a aldeia até chegarem á Igreja Matriz.

À frente da Imagem do Sr. dos Passos vai a Padeirinha, simbolizando Verónica, a padeira que limpou a cara de Jesus ao seu avental, e que leva consgo o Santo sudário. durante o percurso, e em locais especificos, venera a Imagem e canta diante de painéis pintados que simbolizam sete passos do caminho do Senhor.

Na segunda-feira , à tarde , há a celebração da Eucaristia e saem as duas imagens em procissaõ, da Igreja Matriz, e dirigem-se à Igreja da Misericórdia, onde são colocadas na Capela do Sr. dos Passos. Neste dia, a Padeirinha não canta.
A procissão, no Domingo e na Segunda-feira, é acompanhada no final pela Banda Filarmónica de Cuba, que toca músicas características.
Na procissaõ também é usual a presença de crianças, que são vestidas pelas mães de anjo, de Nossa Senhora, de Sr. Jesus dos Passos e de outros Santos.
Informação tirada da Página sobre Vila Alva: http://go.to/vilaalva
3 Comments:
Hello Daniel tudo bem? muito boa "cobertura" da procissao, muito bom. Escrevo tambem para te dizer que fiz um link entre um artigo que escrevi sobre Vila Alva e o teu blog..
fica bem
ate
http://vancouverportugal.blogspot.com/
tá fixxe mas porque não tiraste fotos deste ano? continuem gosto de saber que na minha terra não sabem só dizer mal mas que existe gente capaz de não deixar morrer a nossa VILA
Olá Daniel :)
Parabéns pelo blog, está fantástico!
É de facto um orgulho imenso para um Vilalvense, ter oportunidade de ver que a tradição se mantém.
Como eu costumo dizer, "o sangue, corre-me na veia". Fiquei felicissima por encontrar o teu blog, e confesso que fiquei com a lágrima no canto do olho :) e bateu-me uma saudade imensa da nossa aldeia...
Ouvir os Corticeiros, ver as imagens da Procissão do Senhor dos Passos (que me trouxe a inesquecivel recordação quando por 2 anos fui padeirinha, e o cântico que ficará para sempre gravado na minha memória), e ler o teu relato... o reconhecer algumas vozes do grupo.. enfim, um turbilhão de recordações e emoções :)
Aqui vai um pequeno "recuerdo"
"É tão lindo o Alentejo
Com a sua tradição
Tu és a minha alegria
Tu és sol, és a terra do pão
Tuas paisagens e montes
Inigualáveis, dentro de mim gravadas
E a água fresca das fontes
Meu Alentejo querido
Terra onde um dia nasci
Foi por aí ter vivido
É com toda a dedicação
Que não me esqueço de ti
E por ti eu tenho paixão"
Abraço,
Sónia Pernicha
Enviar um comentário
<< Home