Vila Alva a aldeia branca!

Vila Alva é uma aldeia alentejana de grande beleza do concelho de Cuba com cerca de 500 habitantes! Neste blog temos a intenção de divulgar a nossa terra e informar sobre tudo o que lá se passa ou vai acontecer!!

quarta-feira, abril 11, 2007

As nossas alcunhas

Se é coisa que ainda não foi falada aqui é da boa disposição do nosso povo!

Para além do cante e do vinho, já é bem antigo este hábito que os vilalvenses têm de dar alcunhas a quem é de cá ou a quem por cá vai passando, devido a alguma coisa que essa pessoa tenha feito ou que tenha a ver com a sua maneira de ser! Já são poucos os que se podem gabar de não ter a sua alcunhazita, e quem não gosta a princípio lá terá de a assumir mais cedo ou mais tarde, já que não terá descanso, pois certamente ficará conhecido assim.

Algumas de tão antigas que são já se lhes perdeu a origem, mas o certo é que alguns mais velhotes ainda assim são conhecidos. Algumas são bem bizarras e desafiam a imaginação. Antes que se percam, gostava de construir aqui uma lista delas. Como é impossível lembrar-me ou conhecê-las todas gostava que todos os que vêm aqui e que conhecem a terra deixassem nos comentários as alcunhas que souberem.

Antes de começar, quero deixar a pela qual nós, vilalvenses, somos conhecidos pelos habitantes de Vila Ruiva (ah, esses "ilhéus"!): Carrapatêros!

Cá vai.

Lista de Alcunhas:
- Mine-mine
- Sopas
- Espernica
- Loira
- Gazalha
- Mata-homens
- Malcriado
- Pixa d'açucre
- Nicuda
- Vermelho
- Bitoque
- Lelo

- Maçuda

Colaborem!!!

14 Comments:

At 06:23, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 00:24, Anonymous Anónimo said...

Epa ha tantas alcunhas k nem sei por onde começar...mas assim de repente surgem-m algumas:
-Bazófias
-Meia-branca
-Janica
-Pato
-Donald
-Irmãos Coragem
-Caramelo

... etc etc

Qd m lembrar de mais logo aqui venho...

 
At 11:51, Anonymous Anónimo said...

Então e o xotto?? lol não, acredito que este esqueces-te do teu primo?;) vou falar com a minha mãe, ver se ela se lembra de algumas do tempo dela:) bem giro, isto!!!

 
At 00:46, Anonymous Anónimo said...

Aqui vao +algumas:
Tanazes;
Serodio;
Ministro;
Manachinha;
Belgas;
Algarvio (sim o pai do João Carlos não se chama mesmo Algarvio...)
Barbeiro de sevilha;
Catorze;
sete e meio;
Testas;
Mariquinhas;
Este é td d mm: estudante, favas e besugao;
e por agora é td...

 
At 10:44, Anonymous Anónimo said...

- Lalota
- Bezerrão
- Tiro
- Bossas
- Markinho
- Avestrudes
- Russo
-

 
At 23:44, Anonymous Anónimo said...

Espernica

 
At 23:44, Anonymous Anónimo said...

Sopas

 
At 00:45, Anonymous Anónimo said...

Sapo
Dufas
Lamas

 
At 14:47, Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse:
-Coroada,Bolacha,Zé da Tia, Zunida,Luís da Xica, Varandas,BAU Bau, Tchau,Escavo,Pipe,Tiririca,Salada,ConinhaAlta,Macum,Bioca,Sedas,Paúla,Fermento,Bila.

 
At 13:35, Anonymous Anónimo said...

O meu avô era conhecido pelo Zé Povinho, por ser pobre e usar a roupa que o povo lhe dava sem ser arranjada ao seu tamanho, mais tardes as filhas que eram 7 ficaram conhecidas pelas povinhas. Já agora o seu nome era José de Jesus Ribeiro.

 
At 16:44, Anonymous Anónimo said...

ora eu tnho uma lista de alcunhas (mx atençao n sao minhas lol )

*koala
*pega mor
*rã
*mimi
*pato
*bacalhao
*bel
*sopas
*gabi
*e ainda ha mts mais q ag nao me ocorrem :D

Ah e o meu e' kitty ... como deve dar para prceber e' puqe eu sou ''maluca'' pela hello kitty xD

 
At 00:11, Blogger carlos saleiro saleiro said...

oi pessoal de vila alva voçes lembram-se a 25 anos atras aqueles rapazes e raparigas que vieram de angola e moçambique para creche de vila alva nomes,carlos,zé,augusto,antonio,hemrique,anibal,zé manel.matilde,aliçe,graça,maria.o padre tribanas e o senhor antonio é que mandavam na creche tenho saudades de vila alva deixei la muitos amigos e muitas dessas alcunhas eu me lembro eles andavam comigo na escola de vila alva e em cuba se alguem quiser entrar em contato comigo desse tempo o meu email é carlosaleiro@hotmail.com feliçidades a todos

 
At 10:06, Anonymous Anónimo said...

olá primeiro quero saudar-vos por este blog pois foi com agradável surpresa que o encontrei. Quero deixar mais duas alcunhas de algumas familia da terra
os sebabaque e os sunsuns. Bem hajam

 
At 01:29, Anonymous Anónimo said...

Araújo

 

Enviar um comentário

<< Home