
Vista a partir da bancada Vinhas
Pois é pessoal Vila Alva tem um belo estádio de futebol! O verdadeiro nome deste "fabuloso" complexo desportivo é
" Complexo Desportivo António Cappas e Sousa", nome do senhor que "doou" o terreno, onde se localiza este complexo, à Junta de Freguesia. A malta às vezes apelida-o de "estádio das navalhadas" mas nunca percebi muito bem porquê!

Fase do aquecimento para jogo amigável em dia de feirinha
Este campo de futebol é resultado do trabalho de alguns habitantes que o fizeram com os próprios meios e com a ajuda de máquinas que na altura estavam a construir a barragem de Alvito... imagine-se, coisa impossível de acontecer nos tempos que correm!!! Tanto quanto parece foi construido na decada de 70 mas tem vindo a sofrer constantemente alterações, desde as mudanças nas bancadas(passou a ter 2 anéis), também por perto foi contruido um polidesportivo e melhorados os balneários e em há pouco tempo foi colocada iluminaçao. Mas uma das suas melhores qualidades é sem duvida a capacidade de evacuação, que se estima em apenas 2 minutos.
Vila Alva X Faro do Alentejo
O campo de futebol foi palco de grandes derbies concelhios e regionais do campeonato da INATEL do distrito de Beja e também do campeonato distrital de júniores, nos quais se podia assistir a um futebol espectacular (pontapé para o ar e fé em Deus...) e onde o árbito era também muito apoiado pelo público...(mas a isso ja lá vamos)!
Quem não se lembra dos miticos confrontos "Vila Alva-Vila Ruiva" e dos mais recentes "Vila Alva - Faro do Alentejo" (com assistencia em um dos encontros a rondar talvez as 300 pessoas) onde os atletas deixavam tudo em campo.

Vista a partir da bancada Vinhas onde se pode ver a bancada central
Para entrar neste estádio ninguém paga e pode-se dizer que tem quatro bancadas, a bancada do topo Norte- Monte da Serra, a Poente Vinhas (do cartão jovem!!), a Nascente ou Central (sócios e bêbados) e o Topo Sul nas quais se pode inclusivé estacionar o carro e ver os jogos de dentro da própria viatura( um verdadeiro estádio da 5ª Geração). A "receita de bilheteira" é assegurada apenas pela arrifação de uma garrafa de bebida fina (ou não...), em que a venda é feita por uma pessoa que percorre todas as bancadas com um boné.
Na bancada central costuma encontrar-se a carrinha do clube (Centro Cultural e Desportivo de Vila Alva) com malta a prestar um esmerado serviço de bar ( basicamente vendem minis e águas...mais para quê?!!).

Comemoração de um golo do Vila Alva
Neste local, e como já é habitual em todos os campos de futebol do nosso país, o árbito muitas vezes foi alvo da fúria dos adeptos que deram origem a situações bastante caricatas. Houve um árbitro que foi alvo de uma fisga de grampos, ficando com este cravado no peito; houve outro que foi atacado com um guarda chuva pela " retaguarda"; um que levou uma cabeçada no peito
por parte de um jogador; fiscais de linha ameaçados com pedras da calçada; outors fiscais de linha que jogaram a bandeirola para o chão e ameaçaram ir embora pois estavam fartos de ser apelidados com nomes menos dignos; cerveja derramada em cima da equipa de arbitragem; árbitros evacuados dos balneários pela GNR, jogos interrompidos aos 17 minutos por desacatos com a arbitragem, etc, etc, etc... Enfim foram cenas muito engraçadas para os adeptos mas menos felizes para os desgraçados dos árbitros mas onde nunca ninguém se aleijou, que é o principal a realçar!!

Foto tirada da bancada central para a bancada Monte da Serra
De momento,infelizmente, não há equipa mas o público ansseia por um novo plantel e quiçá uma futura campanha em noites europeias!
Ass. Malta da Bola!!( LL, XT e PTs)
Saud e Pnn