Vila Alva a aldeia branca!

Vila Alva é uma aldeia alentejana de grande beleza do concelho de Cuba com cerca de 500 habitantes! Neste blog temos a intenção de divulgar a nossa terra e informar sobre tudo o que lá se passa ou vai acontecer!!

segunda-feira, novembro 15, 2010

Será o início do FIM do Vinho Novo do Tareco!!? Espero que não…



Olá!

Como toda a gente que conhece Vila Alva sabe, a produção caseira de vinho novo em talhas e seus derivados (a bela da aguardente) é uma tradição com séculos ... que passa de geração em geração... faz parte dos usos e costumes das nossas gentes!!

Assim foi com enorme tristeza e até alguma (muita) revolta que li estas más noticias acerca da nossa terra (Jornal Correio da Manhã e site da Rádio Voz da Planície). Em primeiro lugar acho que quem não conhece a realidade lê estas noticias e fica com a sensação de que "crime" que foi cometido está ao nível de uma apreensão de 500kg de droga, fabrico de notas falsas ou venda ilegal de armas e daquelas de guerra!!! Acho ABSURDA a forma como as notícias foram escritas ,vê-se mesmo que foi escrever no papel a informação dada pelo Destacamento de Acção Fiscal da GNR de Évora, sem ter a preocupação de fazer um enquadramento da notícia... e sem se darem ao trabalho de se deslocarem ao local para perceberem a realidade!

Acho também muito "boa" a forma de actuação da "autoridade"... da forma orgulhosa como apresentaram a notícia da grande apreensão!! Fantástica apreensão... que "bem" que fizeram à comunidade... RIDICULO! Eu ainda vi os jornais das 20h da TV para ver se aparecia uma noticia ao estilo das apreensões da Judiciária... com uma mesa coberta com a bandeira da GNR e a mostrarem orgulhosamente um jarro de branco... outro de tinto... e uma garrafinha de bagaço... e como cereja no topo do bolo... o dono do estabelecimento algemado! (senhor que inocentemente teve todo trabalho de fazer o vinho) Bah!!

Será que não seria preferível uma acção de sensibilização por parte da GNR de modo a assustar primeiro e dar algum tempo para regularizar algumas situações que não estavam legais?!! Nos últimos anos realizaram-se duas edições da Prova de Vinhos do Tareco será que nessa altura não podiam ter alertado para alguns problemas que poderiam existir? Não, assim é que foi a delicia da comunicação social…!! Só faltou haver sangue..: para ser melhor ainda!! Comunicação social esta que aquando da realização destes mesmos eventos foi informada da sua realização mas nessa altura não demonstrou qualquer tipo de interesse sobre o tema!!
Agora proibirem o vinho novo...!!! Nem pensar!! Só me faz lembrar quando fecharam a também famosa Ginginha do Rossio em Lisboa, há algum tempo atrás!! São tradições que não devem e não podem acabar!!!! O vinho novo, o hábito de em Novembro ir às Adegas provar, o cante alentejano enquanto se petisca e bebe o néctar, etc; fazem parte das tradições únicas de pequenas terras como Vila Alva... não podem acabar assim sem mais nem menos!! Espero que tal como a Ginginha o vinho do Tareco sobreviva a este ataque cego!! Aliás... há tanto tempo que se bebe vinho e mesmo bagaço nesta terra, nunca matou ninguém... porquê proibir?!! Penso que o caminho a seguir será o de tentar legalizar o vinho da Talha!!! Criar uma marca... da terra ou mesmo da região... pois não é só em Vila Alva que é tradição fazer vinho deste modo e ele não pode acabar!!!

Em jeito de resumo fico mesmo muito triste com estas "facadas" que a nossa Vila Alva, já nada bem de saúde, vai levando com o passar do tempo!! É como diz o meu avô... "acabam com tudo o que é bom nesta terra"!


Cumprimentos Vilalvenses

6 Comments:

At 00:17, Blogger Sapinho said...

Em terras de miséria (de espírito), quem tem olho é presa fácil da mesquinhez e inveja.
Desejo muita perseverança à organização e participantes, para que não se roube da aldeia mais bonita que conheço (e sem dela ter nascido) uma extraordinária expressão colectiva da alegria de partilhar o que de bom que se sabe fazer com o suor do nosso rosto.
Viva Vila Alva e vivam os Tarecos!

 
At 20:30, Blogger Unknown said...

Realmente ao que chega este país!! Em vez de se preocuparem com coisas realmente importantes e que deixam este cantinho plantado à beira mar no estado em que está tal como justiça, educação, saúde e por ai fora preocupam-se em acabar com as raízes e tradições que são a alma da nossa gente! Como filha de gente dessa terra é triste saber de noticias como estas.

 
At 08:20, Anonymous Dora said...

Olá!
Também fiquei triste, mas uma coisa é certa... leis são leis e mais cedo ou mais tarde poderia acontecer o que aconteceu. Apesar de me indignar e de me entristecer...
Mas o vinho do referido senhor já está legal, o que é uma boa notícia!!! Quanto à aguardente, será mais complicado.

 
At 14:32, Anonymous Dora said...

As boas notícias também são notícias!:)
Publica pf que o vinho já foi legalizado...
Dá-me também o login e pass para (re)começar a publicar aqui:)
Beijinhos!
Dora

 
At 17:38, Anonymous Anónimo said...

existe um comboio ou camioneta de Lisboa para Vila Alva? desculpem mas não encontro... se alguém souber ajudar.
obrigada ana

 
At 20:08, Anonymous Anónimo said...

Boa noite!

O Comboio intercidades que fazia o trajecto Lisboa-Beja (com paragem em Cuba) não se encontra em funcionamento devido às obras de electrificação da Linha ferroviária do Alentejo.

De momento penso que a "melhor forma" de vir de Lisboa para Vila Alva é apanhar um autocarro "Rede Expressos" em Sete Rios e sair na Vidigueira (o autocarro não passa em Vila Alva)!! Depois de Vidigueira para Vila Alva tem 3 hipoteses... pode pedir a alguém de Vila Alva que a vá buscar, apanhar um autocarro (Rodoviaria do Alentejo) que faça Vidigueira Vila Alva ou então taxi...

 

Enviar um comentário

<< Home