A "nossa" Barragem!!
A Barragem do Alvito foi construída no final dos anos 70, com uma capacidade máxima de 197 milhões de metros cúbicos e tendo como principal finalidade o regadio das terras em seu redor. No entanto, foi muito pouco utilizada para esse fim e actualmente tem como principal função o abastecimento de água dos cinco concelhos pertencentes à Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) sendo estes Cuba, Vidigueira, Alvito, Viana do Alentejo e Portel. Está incluida no plano de rega do Alqueva e por este motivo vai ficar ligada por túnel e/ou por canal às Albufeiras de Odivelas (jusante) e Loureiro (montante).
Com a contrução da barragem houve um aumentar de distâncias entre as aldeias de Vila Alva e Oriola, pois antes da sua construção, dizem os mais velhos, que a distância entre as duas terras não era mais que 10 km, e daí terem surgido alguns casamentos entre pessoas destas duas aldeias e até com pessoas de São Bartolomeu do Outeiro. Agora para irem visitar os seus familiares têm de fazer mais de 20 km, pois têm de contornar a barragem.
O paredão (que faz o barragem da água) é imponente, não tivesse ele mais de 1 km de comprimento, com um núcleo central de argila, revestido em pedra e apresenta uma altura enorme a jusante (para obter informações mais técnicas clique neste link).
A barragem fica situada a pouco mais de 8 km de distância de Vila Alva passando por Albergaria e por caminho de terra batida o paredão fica a cerca de 4 km, mas a pouco mais de 2 km já é possível molhar os pés na sua água. Qualquer um dos caminhos pode ser feito de bicicleta ou mesmo a pé que dão um passeio engraçado embora tenham umas subidas puxadas para os mais "amadores".
A "Ilha" (só quando a albufeira está cheia, mas é o que lhe chamam)
Um pormenor que chama logo a atenção quando se olha para o espelho de água são os dois montes (casas) existentes em duas ilhotas distintas que ficaram rodeados por água aquando do enchimento da albufeira. Estas casas não são habitadas como é lógico mas qualquer dia tenho de ir lá de barco (ou n) pois sempre me intrigaram...
Deixando agora de falar em coisas “sérias” o pessoal de Vila Alva gosta muito da barragem devido às actividades que lá se podem praticar. Quando a temperatura sobe aos quarenta e tal graus sabe muito bem ir até lá e dar um belo dum mergulho para refrescar.Outra actividade que é por aqueles lados muito praticada é, naturalmente, a pesca. As raças mais pescadas são a

Para além da pesca, dos banhos, há também pessoal que vai lá dar uns passeios de barco, canôa e de mota de água, mas isto não é para todos!!. Resumindo, a malta costuma ir para lá passear quando está farta de estar em Vila Alva pois é perto e sempre se muda de ares... Muitas vezes à noite também se costumam lá ver uns carros estacionados, nuns locais mais escondidos e de luzes apagadas que nunca percebi o que estão lá a fazer...lol!

Já se falou em tempos que se ia construir junto da albufeira um parque de campismo, um hotel, uma praia fluvial, etc...etc... mas nunca passaram de boatos. Pelo menos um Bar com esplanada já se justificava nem que fosse só durante o Verão, pois beber e/ou petiscar qualquer coisa numa paisagem como a que a barragem proporciona não se arranja num sítio qualquer.
Imagem da albufeira na sua capacidade máxima.
A barragem em poucos anos já conheceu realidades bastante distintas, ou seja, desde chuva intensa que fez com que enchesse e fizesse a descarga através da Ribeira que liga a nossa Barragem à Barragem de Odivelas até vários anos de seca, obrigando a ficar algumas ilhas a descoberto (deixando de ser ilhas... claro).
P.S.- O post ficou grandinho mas mais coisas havia para dizer!!
Xt, Pts e Ll.