Vila Alva a aldeia branca!

Vila Alva é uma aldeia alentejana de grande beleza do concelho de Cuba com cerca de 500 habitantes! Neste blog temos a intenção de divulgar a nossa terra e informar sobre tudo o que lá se passa ou vai acontecer!!

terça-feira, dezembro 26, 2006

A "Barbearia do Sopas" fechou...

É com enorme tristeza que anúncio aqui que a "Barbearia do Sopas" fechou para sempre...
Hoje acordei mais cedo de propósito para ir cortar cabelo e quando cheguei à porta da barbearia deparei-me com um papel escrito à mão com a seguinte mensagem: "Eu António Jerónimo terminei actividade de barbeiro dia 23/12/06".


Já tinha ouvido falar que este humilde estabelecimento ia fechar mas pensava de ser só daqui a algum tempo... e foi ai que me apercebi da enorme perda para Vila Alva que o fecho daquela porta significa... pelo menos na minha humilde opinião!! É que eu nunca cortei o cabelo noutro local que não fosse a Barbearia do Sopas... onde é que eu agora vou cortar o cabelo? (alguém tem sugestões!?)
Não vou dizer que não tem nada a ver com questões monetárias pois estaria a ser mentiroso (corte de cabelo por 1,5€ nunca mais vou encontrar), mas aquele estabelecimento tinha uma mistica que eu sei que não vou encontrar noutra barbearia...
Estou-me para aqui a lamentar mas esta noticia é pior ainda para os muitos idosos (e não só) que diariamente lá se dirigiam para "fazer" a barba e especialmente para aquelas pessoas mais doentes a quem o Sr. António cortava o cabelo nas suas próprias casas!

Para nos apercebemos melhor do que esta barbearia significava para todo o concelho, dou o exemplo de que em conversa com uma pessoa de Cuba e lhe contei que a barbearia ia fechar, tive como resposta de que desde que tinha saido da "tropa" em 1976 que vinha a Vila Alva cortar o cabelo e a barba.
Quanto ao motivo deste encerramento, pelo que me disseram, devesse à dificuldade do mestre "Sopas" estar de pé durante tanto tempo... parece que é um problema nas pernas...(a idade não perdoa!!) mas isso só o próprio pode explicar melhor!
Resta-nos agradecer ao Sr. António Joaquim Jerónimo a humildade, o profissionalismo e a simpatia com que sempre exerceu a sua actividade de barbeiro... e desejar-lhe saúde e sorte para o futuro que bem merece!
Quanto à barbearia sinceramente não sei o que lhe lhe vai acontecer (medo!!!)... mas com a quantidade de malta que tá no desemprego bem que poderia aparecer alguém que aprendesse a cortar o cabelo e assim aproveitava o enorme número de clientes que frequentavam aquela casa...


Aproveito também para desejar a todos um Bom Ano de 2007 pois o Natal já se foi...

Cumprimentos!
Spnn