Vila Alva a aldeia branca!

Vila Alva é uma aldeia alentejana de grande beleza do concelho de Cuba com cerca de 500 habitantes! Neste blog temos a intenção de divulgar a nossa terra e informar sobre tudo o que lá se passa ou vai acontecer!!

segunda-feira, março 20, 2006

Procissão do Senhor dos Passos!!


No próximo fim de semana (25 e 26 de Março) vai-se realizar em Vila Alva a procissão do Sr dos Passos!
É uma procissaõ muito tipica , que acontece provavelmente desde o século passado. Ocorre todos os anos no terceiro fim de semana anterior ao fim de semana do Domingo de Páscoa.
A cerimónia começa no Sábado à noite quando o Sr dos Passos sai, tapado (porque é "roubado") da Igreja da Misericórdia e vai em procissaõ até á Igreja Matriz.
no Domingo, por volta das 16-17h, a Imagem sai da matriz e percorre uma das artérias da aldeia, passa perto da Igreja da Misericórdia de onde sai sua Mãe, a Nossa senhora das dores. Aqui acontece o encontro entre os dois, que é acompanhado de um sermão dado pelo Sr. padre - o "Sermão do Encontro". Seguem depois em conjunto, percorrendo toda a aldeia até chegarem á Igreja Matriz.

À frente da Imagem do Sr. dos Passos vai a Padeirinha, simbolizando Verónica, a padeira que limpou a cara de Jesus ao seu avental, e que leva consgo o Santo sudário. durante o percurso, e em locais especificos, venera a Imagem e canta diante de painéis pintados que simbolizam sete passos do caminho do Senhor.
Na segunda-feira , à tarde , há a celebração da Eucaristia e saem as duas imagens em procissaõ, da Igreja Matriz, e dirigem-se à Igreja da Misericórdia, onde são colocadas na Capela do Sr. dos Passos. Neste dia, a Padeirinha não canta.
A procissão, no Domingo e na Segunda-feira, é acompanhada no final pela Banda Filarmónica de Cuba, que toca músicas características.
Na procissaõ também é usual a presença de crianças, que são vestidas pelas mães de anjo, de Nossa Senhora, de Sr. Jesus dos Passos e de outros Santos.

Informação tirada da Página sobre Vila Alva: http://go.to/vilaalva

quarta-feira, março 08, 2006

A nossa Torre iluminada!!!!





Amigos, desde a noite do dia 7 de Março (ONTEM) que a nossa Torre do Relógio tem iluminação!
Não sei como fica vista de longe (as melhores vistas devem ser do moinho para Vila Ruiva), mas aqui vão algumas fotos que falam por si.



Todos temos um carinho muito especial por esta Torre, que junto com as Igrejas é um dos símbolos da nossa terra. Agora vemo-la valorizada, com todo o seu explendor!



As fotos estão bastante reduzidas, se quiserem que eu envie as fotos originais enviem e-mail para dodibossas@yahoo.com.

Xotto, faz o remix!!!!:D (se conseguires tirar melhores fotos do que as minhas ehehehe)

Dodi

quarta-feira, março 01, 2006

Antigamente VS Actualidade!!

Pessoal há algum tempo que não era postado nada aqui no blog, isto não se deve a falta de assunto mas sim a falta de tempo....
Hoje resolvi fazer a comparação da Vila Alva de antigamente com a da actualidade através de algumas fotos que arranjei. Sei que existem mais fotos antigas e vou tentar obtê-las para as postar no futuro.
Eu tentei tirar as fotos recentes de forma a ficarem o mais parecidas possível às antigas mas não fui bem sucedido em algumas delas devido às mudanças dos espaços que aconteceram com o passar do tempo mas não estão más de todo...

Vejam então as imagens e descubram as diferenças:



















1)Vista geral de Vila Alva.
























2)Antigo Monte Alvo.























3)Igreja de Santo António.
























4)Fonte de São João.






















5) C.C.D. Vila Alva (antiga Escola Primária)



P.S.- Aproveito também este post para avisar todos os interessados que a Feirinha Gastronómica de Vila Alva de 2006 se vai realizar no fim de semana de 25, 26 e 27 de Agosto. Ainda falta muito para este evento mas marquem-no já na vossa agenda pois tem de estar todos presentes!!

Ass. Zé do Carnaval

Saud e pnn!!